Fenômeno provocará uma grande cantoria
Após passarem 17 anos no subsolo, trilhões de cigarras vão escavar túneis e emergir na superfície dos Estados Unidos em alguns dias ou semanas. O fenômeno é conhecido pelos cientistas como Ninhada X e não ocorre desde 2004.
Os insetos provocarão uma grande cantoria, já que são capazes de emitir sons de mais de 100 decibéis, o equivalente ao ruído provocado por uma britadeira.
Segundo o entomologista Michael Raupp, o evento faz parte do fascinante ciclo da natureza. As cigarras sairão do solo, acasalarão, botarão ovos e depois morrerão. Esses ovos por sua vez, vão gerar novas larvas que irão para o fundo do solo, dando início a todo um novo processo.
– Você tem uma criatura que passa 17 anos em uma existência semelhante à da Covid, isolada no subsolo sugando a seiva da planta, certo? No 17º ano, esses adolescentes sairão da terra aos bilhões, senão trilhões. […] Uma vez nas copas das árvores, tudo vai ser sobre romance. São apenas os machos que cantam. Se as fêmeas gostarem, elas vão bater as asas. Eles vão fazer sexo na copa das árvores. Então, ela vai se mudar para os pequenos galhos, colocar seus ovos. Mas tudo vai acabar em questão de semanas. Eles vão cair. Eles vão basicamente fertilizar as próprias plantas das quais foram gerados. Seis semanas depois, as minúsculas ninfas vão cair 25 metros do topo das árvores, quicar duas vezes, se enterrar no solo e voltar ao subsolo por mais 17 anos – explicou à Associated Press.
O fenômeno ocorrerá em 15 estados norte-americanos, de Indiana a Nova Iorque. No Tennessee e na Carolina do Norte, os insetos já começaram a sair em massa dos esconderijos que foram seus lares por quase duas décadas.