Apoio: A ministra Damaris e o cientista Eberlin / Foto: Reprodução
Por Mariana Acioli
Presidente da Discovery Mackenzie e autor do livro “Fomos Planejados”, Marcos Eberlin, faz visita a Damares Alves em apoio a sua defesa da verdade.
Motivado pela polemica em torno de um vídeo em que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, se posicionou como cristã sobre a Teoria da Evolução, o cientista e Presidente da Discovery Mackenzie (núcleo de pesquisas sobre ciência, fé e sociedade) e presidente da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI) esteve em Brasília na sexta-feira (11/01) dando seu apoio à chefe da Pasta.
No vídeo de 2013 viralizado nas redes sociais Damaris, que também é pastora, é entrevistada pela Pastora Cynthia Ferreira, do Portal Fé em Jesus, e faz posicionamento sobre a Teoria da Evolução: “A igreja evangélica perdeu espaço na história. Nós perdemos o espaço na ciência quando nós deixamos a Teoria da Evolução entrar nas escolas, quando nós não questionamos. Quando nós não fomos ocupar a ciência. A igreja evangélica deixou a ciência para lá e ‘vamos deixar a ciência sozinha, caminhando sozinha’. E aí cientistas tomaram conta dessa área”, disse.
Utilizando, da mesma forma, as redes sociais, Eberlin se coloca em apoio à Damares, mas dá seu parecer a respeito de fé e ciências, esclarecendo serem áreas inseparáveis. “E a ciência, se confunde com religião? Óbvio que sim, são inseparáveis. Descobertas científicas costumam ter profundas implicações filosóficas e teológicas. Ainda mais a ciência sobre nossas origens. Ou apontará para Deus ou contra Ele. Pasteur disse: ‘um pouco de ciência te afasta de Deus; muito, te aproxima’”, justifica.
Eberlin, também conhecido por defender o design é um cristão contrário à teoria da evolução, caracterizada por ele como “uma falácia”. Em visita, o cientista aproveitou a ocasião para falar de seu livro, claramente relacionado com a postura da ministra em relação a ciências e religião. “A teoria do design inteligente é hoje uma adversária, que firme e forte cresce no Brasil e no mundo como nunca antes na história deste país. E há, por exemplo, um livro: o ‘Fomos Planejados’, que em quase 500 páginas trata do embate Design Inteligente versus Evolução. Hoje o ‘Fomos Planejados’ e o Design Inteligente se fizeram conhecer melhor.”