Por Temba Nkomozepi
7 de dezembro de 2020 | KANYAMA, ZÂMBIA
Meu nome é Temba Nkomozepi e sirvo como missionário no Centro de Agricultura de Mujila Falls na Zâmbia desde 2017. A missão do nosso centro deriva de João 10: 10b, “Eu vim para que tenham vida, e para que a tenham mais abundantemente. ” (NKJV) Administramos uma pequena fazenda e promovemos o desenvolvimento rural apoiando pequenos projetos de geração de renda em nossas comunidades locais.
Um desses projetos é o nosso projeto Lima Yimu (“One Lima”). As mulheres inscritas no projeto colheram seus grãos de soja e nós compramos os grãos que elas queriam vender. Tenho esperança de que Mujila Falls esteja indo na direção certa ao empoderar a comunidade, um pequeno passo de cada vez, um quarto de hectare (“lima”) de cada vez. Um agricultor plantou cerca de 26 libras de sementes e colheu mais de 220 libras de feijão!
Temba Nkomozepi, um missionário do Zimbábue que serve na Zâmbia no Mujila Falls Agriculture Center, com sua esposa, Angela, e seu filho, Lungile Elston. FOTO: TEMBA NKOMOZEPI
Recentemente, tivemos uma reunião consultiva com líderes religiosos e representantes de nossas comunidades locais. Durante a reunião, ouvimos vários testemunhos sobre como nosso trabalho melhorou vidas e trouxe a alegria do Senhor.
O líder da vila de Kafwali, Kamwandi, estava grato pela maneira como Mujila emprega e treina trabalhadores locais e paga salários decentes. Ele também falou sobre a Creche Mama Roxanne aqui em Mujila Falls, que oferece educação pré-escolar gratuita para crianças entre 4 e 6 anos de idade. Outro líder da aldeia nos agradeceu por enviarmos os dois facilitadores da creche, Angela Kanchinyi e Elijah Taulosi , para a Early Childhood Education College em tempo parcial. O líder da vila de Chiyengi ficou grato pelos ovos e leite gratuitos que fornecemos para crianças menores de 5 anos. Os líderes locais também pediram que a missão fosse além para alcançar mais pessoas, construindo uma escola ou hospital.
Sou grato por todos os apoiadores que nos ajudaram a realizar tanto nesta área remota da Zâmbia. O que deveria ser uma iniciativa agrícola tornou-se uma abordagem holística do ministério. A missão e a comunidade cresceram e aprenderam uma com a outra.
Duas mulheres de Minyanya (a cerca de 50 quilômetros de distância) pedalaram e caminharam por mais de 10 horas para comprar ovos no Mujila Falls Agriculture Center. Um membro da equipe da Mujila ajuda a embalar os ovos. FOTO: TEMBA NKOMOZEPI
Eu também cresci com meu trabalho. Casei-me há dois anos e minha esposa, Ângela, e eu fomos abençoados com um filho no ano passado. Como pai e missionário, Deus me equipou com habilidades e conexões e me colocou em uma posição de grande responsabilidade. Tanto em meu papel pessoal quanto missionário, acho que sou obrigado a fazer mais do que sozinho, e sou abençoado com o apoio de minha amorosa esposa, amigos, família e outras pessoas que servem a Deus.
Meu trabalho me traz alegria e me ajudou a encontrar um propósito servindo ao próximo. Sinto-me encorajado pela citação de John Wesley: “Faça todo o bem que puder, Por todos os meios que puder, De todas as maneiras que puder, Em todos os lugares que puder, Em todas as vezes que puder, Para todas as pessoas que você pode, enquanto você puder. ” Imagine o quanto mais poderíamos fazer com os outros se todos vivêssemos por essas palavras.
A Dra. Temba Nkomozepi , do Zimbábue, trabalha como agricultora no Mujila Falls Agriculture Center. Ele é bacharel em ciências em agricultura pela United Methodist-related Africa University em Mutare e possui mestrado e doutorado. Doutor em engenharia civil agrícola pela Universidade Nacional de Kyungpook em Daegu, Coreia do Sul.TEMBA NKOMOZEPI