A Rede Globo tomou a decisão de cancelar a exibição de alguns beijos na boca entre personagens gays e lésbicas em novelas e séries.
Uma das cenas foi cortada da novela “Vai na Fé”, a primeira com uma personagem principal evangélica. O casal de homens Vini (Guthierry Sotero) e Yuri (João Paulo Campos) já se beijaram na atração, mas o segundo beijo deles – que chegou a ser gravado – não foi exibido no folhetim.
Alguns sites especializados em TV dizem que não é a primeira vez que a direção da novela corta o beijo entre os dois rapazes.
Na mesma novela, a emissora cortou um beijo lésbico. As personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) gravaram a cena, mas não foi ao ar.
Em nota, a emissora carioca diz que “toda novela está sujeita a edição” e que a decisão de cortar as cenas “atende às estratégias de programação ou artísticas”.
A decisão, porém, tem sido criticada na imprensa, principalmente por conta do mês do Orgulho LGBTQ+, onde as empresas buscam defender e se posicionar favoravelmente à causa.