Nesta segunda-feira (15), o Congresso Nacional realizou uma sessão solene para celebrar os 75 anos de criação do Estado de Israel.
O evento foi um pedido feito pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) e pelo deputado Samuel Viana (PL-MG), que teve apoio de outros parlamentares.
“Desde 70 depois de Cristo, quando derrotados pelos exércitos romanos, os judeus não possuíam uma terra da qual fossem soberanos. [Hoje] é um dos países mais bem sucedidos da modernidade. É um estado multicultural, em que todos os cidadãos gozam dos mesmos direitos políticos e civis. Tenho grande admiração e enorme carinho pelo povo judeu”, disse o senador que presidiu a sessão.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, esteve presente e comentou sobre a cooperação entre os países, uma parceria que dura muitas décadas.
“Israel é um país que forneceu para o mundo inovações como o pen drive, técnica de irrigação a gotejamento, muitas outras coisas. Esta Casa pode ajudar na ratificação de acordos, defender Israel quando necessitar de ajuda, criar ambiente positivo para fazer negócio”.
Sobre a criação de Israel
O país declarou sua independência em 14 de maio de 1948, cerca de três anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando 6 milhões de judeus foram mortos.
Assista:
Exibir Gospel / Leiliane Lopes