O Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, desde a última sexta-feira (14), para tratar uma infecção respiratória que agravou seu estado de saúde. O Vaticano informou nesta segunda-feira que o quadro clínico é “complexo” e exige ajustes na terapia.
Exames realizados nos últimos dias revelaram uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Apesar disso, o pontífice está “de bom ânimo”, segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Ele mantém contato com fiéis e colegas religiosos, como o padre Gabriel Romanelli, que afirmou: “Ouvimos sua voz clara, mas ele mesmo disse que precisa cuidar de si.”
Francisco foi hospitalizado após cumprir compromissos na última sexta-feira. Devido à internação, cancelou audiências e celebrações previstas para o fim de semana, como uma missa que foi presidida pelo cardeal José Tolentino de Mendonça.
Em 2023, o Papa já havia sido internado no mesmo hospital por dificuldades respiratórias. Nascido em Buenos Aires, Argentina, Jorge Mario Bergoglio se tornou o primeiro papa latino-americano e jesuíta ao assumir o cargo em 2013
Redação Exibir