Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2022 a população mundial chegará a 8 bilhões de pessoas.
As projeções mostraram que a população global pode chegar a cerca de 8,5 bilhões em 2030 e 10,4 bilhões em 2100.
O relatório apresentado nesta segunda-feira (11) mostra que a “fecundidade média” da população do planeta era de 2,3 nascimentos por mulher ao longo da vida no ano passado e diante deste número é possível traçar os números das próximas décadas.
Em 1950, cada mulher tinha em média cinco filhos. Ou seja, a fertilidade da mulher está diminuindo e deve diminuir cada vez mais nos próximos anos. A expectativa é de 2,1 filhos por mulher até 2050.
O relatório da ONU foi divulgado no Dia Mundial da População. Em um comunicado, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse que o dia representa “uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer nossa humanidade comum e se maravilhar com os avanços na saúde que prolongaram a vida útil e reduziram drasticamente as taxas de mortalidade materna e infantil”.
Segundo o documento, a Índia está a caminho de ultrapassar a China como o país mais populoso do planeta no próximo ano. Atualmente, cada um dos países tem cerca de 1,4 bilhões de pessoas.
Redação Exibir /Leiliane Lopes