Siga nossas redes sociais
29/09/2025

Destaques

“Fracasso das igrejas”, diz Nicodemus sobre aumento dos sem religião no Brasil

Published

on

Compartilhe

O reverendo presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes comentou sobre o aumento do número de pessoas “sem religião” no Brasil após a divulgação dos dados do Censo 2022 do IBGE. Segundo ele, a tendência revela falhas na pregação do Evangelho por parte das igrejas.

De acordo com o levantamento do IBGE, 9,3% da população brasileira se declarou sem religião, o que corresponde a 16,4 milhões de pessoas. Em 2010, o índice era de 7,9%. A maioria desse grupo é composta por homens (56,2%) e jovens de 20 a 24 anos.

Nas redes sociais, Nicodemus afirmou que o fenômeno não está ligado apenas à secularização, mas também à forma como muitas igrejas têm atuado. “O crescimento dos ‘sem religião’ revela não apenas secularização, mas o fracasso das igrejas em pregar o verdadeiro evangelho. Onde há show, promessas de prosperidade e moralismo raso, haverá desilusão. Falta cruz. Falta Cristo.”

O teólogo destacou ainda que se declarar “sem religião” não significa ser ateu ou agnóstico, mas reflete o distanciamento de instituições religiosas. Ele chamou atenção para o contraste entre o crescimento do número de igrejas e a redução do vínculo institucional de muitos brasileiros.

Portal Exibir Gospel